Cardume gigante no Rio Araguaia impressiona a web; vídeo
01/09/2025
(Foto: Reprodução) Vídeo de cardume no Rio Araguaia impressiona.
O vídeo de um cardume gigante no Rio Araguaia impressionou internautas (veja acima). Nas redes sociais, as imagens já acumulam mais de 1 milhão de visualizações.
As gravações foram feitas na última sexta-feira (29), no distrito de Landi, em Nova Crixás, ao norte de Goiás, pelo pescador Weder Eustáquio de Oliveira, de 39 anos. Em entrevista ao g1, ele disse que esse fenômeno ocorre todos os anos nesse mesmo período, mas que esta foi a primeira vez que conseguiu filmá-lo.
As imagens chamaram tanta atenção que alguns internautas acharam que o vídeo havia sido feito por inteligência artificial. Já outros ficaram impressionados e reagiram com bom humor. “Se eu jogar o anzol, não pego nenhum”, brincou um seguidor.
Pescador mostra que vídeo de cardume gigante no Rio Araguaia não é IA
Imagens verdadeiras
O pescador publicou um vídeo feito por um colega que o mostra pilotando o drone, para esclarecer as dúvidas de quem viu o conteúdo (vídeo acima).
“Meu funcionário disse que tinha feito uma imagem que provava que não era IA. Aí, quando vieram os comentários, eu postei a prova de que não é IA”, afirmou.
Segundo Weder, até o sogro dele não acreditava que as imagens eram reais.
“Ele falou: ‘Uai, esse trem é real mesmo?’ Minha esposa que disse a ele que as imagens eram minhas.”
Cardume no Rio Araguaia impressiona a internet
Arquivo pessoal/ Weder Eustaquio de Oliveira
Preservação do Rio Araguaia
De acordo com Weder, no vídeo é possível ver pelo menos três espécies de peixe nadando juntas: caranhas, matrixãs e pintadas.
O pescador disse que as imagens chamaram a atenção das autoridades públicas e que, após um dia, equipes do Batalhão Ambiental da Polícia Militar estiveram presentes para evitar a pesca predatória na região.
Para Weder, o vídeo serve como um alerta para a importância da preservação das espécies do Araguaia.
“O crescimento da conscientização já mostra o avanço”, disse.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.